📌Você sabe o que é a Imunização Ocupacional?
Como o nome já indica, imunização ocupacional é o ato de vacinar (imunizar) os profissionais que trabalham na empresa. Ou seja, é uma ação realizada visando garantir a imunização de todos os colaboradores. Assim, o ideal é seguir o Plano Nacional de Imunização, entre outras normativas relacionadas, para que o esquema vacinal fique completo.
A responsabilidade de orientar sobre a vacinação é das Normas Regulamentadoras (NRs), que devem informar a respeito da Segurança do Trabalho e da Saúde Ocupacional e, entre outras coisas, definem como fazer a vacinação ocupacional nas empresas. Um exemplo é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) estabelecido pela NR 32.
A imunização ocupacional é fundamental na promoção da saúde dos profissionais, de todas as hierarquias. Por meio dela, você promove algo de positivo aos seus funcionários — que ficam satisfeitos com a sua atitude. Além disso, você se certifica que os seus colaboradores não estão muito vulneráveis a doenças que podem ser prevenidas com a vacinação.
Diminui o absenteísmo
As faltas no trabalho podem ser um grande problema para as empresas, a depender do ramo de atividade. Há funções, por exemplo, exercidas por apenas um profissional. Então, se ele falta, acontece o acúmulo de trabalho ou sobrecarrega de outros funcionários, que serão deslocados de suas atividades para cobrir o colaborador faltante. A imunização é capaz de minimizar o número de afastamentos do trabalho por motivos de doença.
Reduz doenças infecciosas de consequências graves
Todas as doenças infecciosas, incluindo a gripe, podem trazer consequências graves, como a pneumonia, podendo afastar o colaborador por muitos dias — o que pode representar um grande prejuízo à empresa.
Isso pode acontecer com todos os funcionários, mas principalmente com os imunodeprimidos (com imunidade baixa) ou com comorbidades, podendo levar à internação e resultar, em casos extremos, na morte. Neste caso, a imunização ocupacional é imprescindível.
Melhora a produtividade dos colaboradores
A produtividade de um funcionário está diretamente relacionada ao seu desempenho geral na empresa, à produtividade da equipe e, a médio e longo prazo, ao sucesso da empresa. Além disso, um funcionário com sistema imunológico com diversos graus de comprometimento (até o mais leve) terá mais chances de contrair várias das doenças que um esquema vacinal completo consegue proteger.
#proaten #imunização #sst #segurançadotrabalho #saudeocupacional #gestao #saude #vacina #cuidado #esocial #medicinadotrabalho #saudeesegurançadotrabalho #imunizacaoocupacional